Gadgets

Impressões sobre o Samsung Galaxy Tab 2 7 P3110

gt2

Olá, moçoilos!

Esse post não será muito específico. Até porque a internet está cheia de super reviews de gadgets, principalmente se tratando da Samsung.

Sempre me perguntam o que eu acho sobre meus gadgets, dicas de utilização, se vale a pena comprar e eu fico cansada de responder sempre a mesma coisa. Decidi fazer o post com minhas impressões sinceras sobre cada produto. Sei que poderá ajudar não só as pessoas que me pedem opiniões, mas também quem está buscando via internet alguma informação mais pessoal.

Embora já tenha tido (e ainda tenha) diversos produtos da Samsung (celulares, TV, HD, etc), não sou fã da marca, ainda mais se tratando de todo esse hype e valorização do mercado brasileiro. Sempre avalio bem custo x benefício e acho que os produtos da Samsung são super valorizados para o que oferecem. Que fique claro que essa é uma opinião MINHA, não estou falando mal da marca nem nada, mas sim do fato de que para muitos ter um “Galaxy” virou sinônimo de status, algo que eu considero imbecil de certa forma. Cada um com seu cada qual, mas fico de saco cheio quando vem um que mal conheço, olha pra minha mão e fala “AH, MAS SÓ GALAXY É BOM”. Dá vontade de mandar pastar.

No começo do ano de 2013 minha vida se tornou extremamente corrida, em um nível insuportável até. Comecei a ter a necessidade de utilizar o pouco tempo livre entre uma tarefa e outra fazendo algo que me divertisse e relaxasse. Na época estava lendo um dos livros de Game of Thrones e quem conhece sabe que cada edição é um bloco de concreto. Como eu tinha parado de usar o iPad (não cabia na minha bolsa) e tinha dado pro Dan utilizar nas tarefas diárias, comecei a pesquisar sobre tablets de 7″ e os Kobos e Kindles da vida. Acabei optando pelo tablet mesmo.

Comprei um da ASUS em uma dessas promoções relâmpago. Mesmo instalando o CM não me adaptei à lentidão (principalmente porque na época era dona do HTC One X). Surgiu uma oportunidade e vendi. Engraçado que assisti diversas comparações entre ele e o GT2 via Youtube e a diferença não parecia ser tão gritante.

Vi que precisava pesquisar e testar um pouco melhor sobre configuração. Queria algo que não fosse tão caro e fosse bom (baseado nas opiniões gerais), dentro do valor estipulado para essa aquisição.

Comprei o GT2. Comparado ao MemoPAD é bem superior em tudo, desde qualidade, velocidade de resposta quanto em hardware. Comprei a versão com Wi-fi pois utilizo a minha franquia de dados roteando o celular. Mesmo assim, foi questão de dias pra começar a me estressar.

  • Descobri que de todos os gadgets e interfaces que eu tive (eu disse TODOS) nada me estressou mais do que o TouchWiz. Além de ser pesada, feia e com um monte de complementos inúteis, ocupa mais do que deveria!
  • O fato de não poder enviar os aplicativos para o Micro SD. De tanto pesquisar, instalar e desinstalar diversas versões do CM, descobri que a versão stock 4.2.2 permite que você transfira. Foi um alivio, principalmente por ter comprado um cartão de 16 GB.
  • De tempos em tempos existe a necessidade de formatar o dispositivo ou voltar a versão de fábrica, pois o bichinho fica lento. Mesmo com root e limpando a fundo o cache, ele lerda que é uma beleza.
  • Go Launcher é quase a morte. Fica lindo, mas exige demais.
  • O cabo usb padrão da Samsung. Andar com um recarregador só na bolsa seria muito melhor.
  • A câmera é sofrível, mas não exijo muito por ser um tablet.
  • O Google Chrome é muito lento, independente de conexão.

Como pontos positivos observei que:

  • Ele é ótimo para assistir filmes e seriados. O Netflix funciona muito bem. O Youtube dá leve travadas, nada muito sério.
  • Ele quase não esquenta.
  • A bateria é muito boa. Não é melhor que a do iPad, mas segura bem. Se eu não usar ou usar pouco demora dias até descarregar completamente.
  • O som é absurdamente alto.
  • O brilho é agradável, principalmente para ler.
  • É discreto e fino. Quem me vê utilizando pensa que é uma agenda.
  • Recarrega relativamente rápido. Sempre recarrego desligado e tenho impressão que demora a metade do tempo normal para a bateria completar.
  • Foi até hoje o dispositivo mais tranquilo de trazer de volta em caso de brick.
  • Tem uma ótima integração com o SwiftKey.
  • Consegui instalar o Whatsapp e me ajudou bastante em casos de celular descarregado.

A Samsung já lançou o GT3 e avaliando com o 2 vemos poucas diferenças, mais na questão de design e a volta do botão físico (às vezes faz falta, nunca imaginei dizer isso). Gostei bastante por terem diminuído as bordas. Por mim, celulares e tablets poderiam ter só o espaço da tela (vide HTC ONE).

Não pretendo me desfazer do meu por agora, mesmo lento tem me atendido bastante. Uso pra tudo. Paguei R$ 400,00 no meu em uma dessas promoções malucas (tudo meu compro assim).

Especs

Imagens: Blog do Android

Artigos relacionados

coment
  • Viviane
    8 de janeiro de 2014 at 21:03

    Tenho um desses também e tem me servido muito bem. Até comprei um CCE de 9 polegadas bem vagabundinho pra ler revistas digitais e quadrinhos numa tela maior, embora com resolução menor, o que me ajuda quando a vista já tá cansada, de noite, apesar dos óculos, e achei super lento, devido a estar acostumada com o Tab 2. Eu uso o Go Launcher pois gosto das opções que ele me dá, mas tem outros launchers mais leves e que funcionam melhor que o Touchwiz, vale dar uma pesquisada.
    Agora, programas essenciais são: fazer o root e instalar SD Maid, recomendo a versão paga, é baratinha e limpa bem, o Clean Master, pra dar um boost na ram de vez em quando, ROM Toolbox Pro que também permite customizar algumas coisas pra deixar ele mais rápido e fazer a bateria durar mais, e o Link2SD. Com ele, mesmo a limitação, dá pra instalar qualquer coisa e mandar linkar no SD. Também uso um cartão de 16gb, e particionei ele em 6 e 10GB, 6 pros meus arquivos de música, fotos, ebooks em pdf e afins, e os 10GB restantes formatados com o mini tool partition wizard como primary/active/ext2, que é pra onde o Link2SD mandará os aplicativos automaticamente ao instalar, ou quando mandares linkar manualmente, aí vai do gosto do freguês configurar o software.
    Tenho há mais de 1 ano e apenas recentemente precisei restaurar de fábrica e formatar, mas foi porque fiz caquinha e era a maneira mais rápida de corrigir, mesmo tendo que reinstalar tudo depois.
    Com esses softwares e o link2SD não tenho do que me queixar da performance dele, mas faço limpezas semanais também. Além de vídeos e leituras, uso ele muito pra jogos, inclusive, e não tive problemas de performance nessa área também. Acho que ele tem um bom custo benefício dentre a categoria de 7″. :)
    Ps.: se não me engano, já tem kernel rolando por aí que aumenta a performance do bichinho em muito, no xda-developers tem uma área só pra ele e lá rola a lista de kernel alternativo.:)