Games Gadgets Aplicativos Destaque

Plant Nanny: Um aplicativo para quem bebe pouca água

plant

Follow my blog with Bloglovin

A dica de aplicativo de hoje une cuidar da saúde com bichinhos virtuais fofinhos. Plantinhas, na verdade.

De inicio parece ser um aplicativo bobo e inútil, principalmente se você não viveu a era dos Tamagotchis ou não tem paciência para cuidar de algo. Porém, uma pessoa capaz de se adequar, considerando o quanto a proposta é positiva, irá se surpreender. Experiência própria!

PlantNanny

Plant Nanny é um aplicativo gratuito criado pela empresa Fourdesire onde o seu objetivo é cuidar de uma plantinha virtual. O diferencial é que, para que ela evolua, você precisa beber água NA VIDA REAL. Você, pessoa honesta e idônea que obviamente não irá regar a planta sem ter bebido, cuidará da plantinha e em troca ficará hidratada. É um ótimo lembrete para quem, assim como eu, sempre se “esquece”.

pn

Não possuo qualquer hábito de beber água, o que é extremamente errado. Já tive algumas doenças urinárias por conta disso, já passei por fases de beber mais de 2 litros, e dias onde só bebi um copo apenas. Não consigo terminar um copo de 300ml, mas viro uma garrafa de 500ml sem problemas. Aqui em casa mantenho garrafas e canecas por conta disso. Não sei explicar o porque dessas limitações, mas sempre fui assim. E ter controle disso me faz seguir o certo.

Quando vi esse aplicativo em destaque na loja achei bem interessante e dei uma chance.

pn4

A interface é muito amigável, bem feita e interativa. Os sons fazem toda a diferença, principalmente nas notificações. Embora seja gratuito, ele exibe anúncios que podem sumir mediante doação. Não me incomodam, então utilizo tranquilamente. Também tem uma lojinha com sementes e potes para venda. Não verifiquei se ele dá suporte para diversos dispositivos pois uso apenas no celular.

Não tem qualquer mistério, surpresa, nada, é basicamente isso: Você escolhe uma plantinha e um vaso, dá informações como sua idade, peso e estilo de vida (se você faz exercícios ou se é sedentário). Após isso começa um pequeno tutorial onde você “diz” para o aplicativo onde costuma beber água (em um copo, garrafa, caneca, entre outras opções) sempre considerando os mililitros de cada. Também pode alterar unidades de medida caso queira. Ele calcula o quanto de água você precisa ingerir por dia.

Tudo é monitorado, você pode conferir seu progresso nos status, ver comparativos, desbloquear conquistas e receber mensagens motivacionais. Quanto mais metas você bate, mais fofinha a planta fica. Você pode ter mais de uma em seu jardim, dependendo do quanto tenha avançado na hidratação.

cups

pn2

Cada vez que você bebe água deve especificar quantos mililitros e regar a planta. Ele diminui a quantidade diária, e caso você demore longos períodos entre cada copo, recebe uma notificação avisando que sua planta está com sede. Se você bebeu e esqueceu de regar, dá para atualizar tranquilamente, porém deverá considerar a quantidade/tempo, já que tem uma meta diária a seguir. Se não beber ou esquecer de regar a plantinha por mais tempo do que o esperado, o aplicativo entende que você não tem bebido água  e daí a coitada fica agonizando e por fim, morre.

IMG_3366-1

A grande sacada é que, se você tentar dar uma de espertinho e começar a apertar repetidamente o botão para regá-la, o aplicativo dá uma espécie de alerta avisando que se você beber muita água em um curto período é prejudicial para a sua saúde. Ou seja, ou você segue a risca ou pode excluir o aplicativo.

Vale muito do benefício que a pessoa espera e se ela é capaz de manter o foco. Levando em conta que você consegue monitorar se está bebendo água demais ou de menos sem gastar um centavo, pelo menos para mim é satisfatório.

Disponível para iOS e Android.

Fonte

Artigos relacionados

coment
  • Sandra Black
    12 de março de 2015 at 20:02

    Bem vinda de volta ao blog, Gaby! Deixou algumas saudades 😛
    Daqui é a dona do Hyperbang, mas mudei de endereço.

    Essas plantinhas têm um design adorável mas eu lembro sempre de beber água e os meus Tamagotchis sempre morriam kkk

  • Marianna
    23 de março de 2015 at 00:21

    Olaaaa! Que aplicativo interessante, ainda é super fofinho e útil *-*
    Tomar água toda hora realmente é difícil, também mantenho garrafinha por perto porque por mim também não bebo kkkkkk
    E poxa seu blog é muito bacana, adorei! 😀
    Beejo!

    • Gaby
      23 de março de 2015 at 03:15

      Olá!
      Ele está me ajudando bastante!
      Seja bem-vinda, obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado ^_^